Início » Porque o conceito de fé é importante?

Porque o conceito de fé é importante?

A fé e as demonstrações matemáticas são duas coisas inconciliáveis.(Fiodor Dostoievski)

A palavra fé é a consolidação de união entre o homem e o Eterno, como diz o Apostolo Paulo é “o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem” (Hebreus 11:1). A fé é uma convicção de algo subjacente à condições visíveis e que garante uma posse futura, sendo sua base a confiança e a obediência. A fé é o acumulo de crença pessoal com o aprendizado bíblico verbal ou oral (Romanos 10:17). O homem para ter fé é necessário a voluntariedade e a obediência e a atuação soberana do Eterno se manifesta, independentemente da nacionalidade ou da religião (Galatás 5:6).
Maimonides explicou ainda melhor dizendo que existe dois lados a ciência e a fé.
Explica que a ciência como conhecemos formou-se numa atmosfera de materialismo científico “se atreve a opinar sobre eternidade da matéria e a infinidade do tempo” entretanto não admitem a criação preferindo uma hipótese mecânica. A ciência é dogmatica, lúdica, baseando-se em métodos experimentais. Para ele a fé é uma convicção, e o pensamento lógico são compatíveis com a fé, desde que nela estruturados, portanto o afastamento levará a ciência a outro caminho. A fé para ele é a verdade da inteligência (Najmanovich,2006).
O sentimento que a fé proporciona é a paz e por consequência a tranquilidade de espirito, embora as dificuldades da vida sejam um mar, cujas ondas do oceano se impulsionam, a nossa inércia não está na mecânica, mas na lógica da criação, o que nos ajuda a nos manter-nos de pé, contrariando as adversidades.
Na revista Saúde da Abril Cultural o psicólogo Michael Inzlicht diz: “Nossa principal descoberta foi perceber que há um elo entre as crenças religiosas e a atividade de uma parte da massa cinzenta chamada de córtex cingulado anterior”; “Quanto mais as pessoas acreditam em Deus, menos atuante é essa região.”; “Suspeitamos que se trata de uma proteção contra a ansiedade e a depressão porque ela dá um significado para a vida”, afirma Inzlicht (http://saude.abril.com.br/edicoes/0320/bem_estar/conteudo_533899.shtml).
Inúmeros são os casos confiáveis relacionados na internet.
Portanto a fé é fato, desacreditar nela é tolice.

Fontes: Biblia
Wikipédia
Livro Mamonidês- Rubén Luis Najmanovich- Jorge Zahar Editor, RJ, 2006.
A fé Cura- Raquel de Medeiros- Revista Saúde- Abril Cultural- Edições 320.


2 Comentários

  1. Excelente. Você me levou a crer que o homem sem fé é incompleto. A razão é que ele não é apenas matéria.
    Obrigado pela reflexão.

Deixe um comentário